Inflação, um efeito global

Se a inflação americana fosse medida como o IPCA, a inflação por lá estaria bem próxima da do Brasil.

Novo Normal

À primeira vista, ao estimular o Work From Home, a crise do Covid serviu como uma espécie de promessa de que o Novo Normal seria cheio de flexibilidade e resolveria grande parte dos problemas de mão de obra no mundo.

Mas…

no curto prazo, o que houve foi o contrário. Empregos que se requer presença física como a indústria, sofrem com as restrições de circulação de pessoas. Com isso, muitos imigrantes em países desenvolvidos não preenchem vagas abertas e o custo da mão de obra dispara.

Parece mas não é

Aumento salarial parece boa notícia, mas num mundo globalizado onde a disputa pelos custos é acirrada, indústrias são estimuladas a se mudarem definitivamente para países com custos mais baixos.

Em outras palavras, se o indiano é incapaz de migrar para a Austrália para trabalhar numa fábrica, no final, é a fabrica que migra para a India.

Não acontece sempre, mas acontece muito. A Australia, do exemplo, está com 400k vagas abertas. A Europa e os EUA também sofrem com vagas abertas sem gente para preencher.

Acostumados a receber muitos imigrantes, a falta de mão de obra pode gerar um problema sério. Hoje, o fenômeno é visto como um empecilho de curto prazo.

E não é apenas isso,

A Alemanha anunciou este mês um plano para atrair 400 mil estrangeiros qualificados por ano. Além da falta de trabalhadores qualificados, o problema adicional por lá é que a população alemã é uma das mais velhas da Europa e com as baixas taxas de natalidade, o país deseja evitar a queda da população atraindo estrangeiros.

Se não – temem – uma grave crise econômica pode ser gerada com a falta de mão de obra e o déficit previdenciário (em breve, mais idosos recebendo pensão do que jovens contribuintes).

Inversão de tendência?

O S&P 500 nos EUA até o momento perdeu em torno de 8% no ano. O Ibovespa, por sua vez, parece ter encontrado os 8% perdidos pelo S&P 500 até aqui. É raro que um caia e outro suba na mesma proporção porque, em geral, os índices de ações são bem correlacionados.

No Brasil, a interpretação é de que Lula deve ganhar e uma versão do Lula-moderado assusta menos o mercado – mas a disputa política ainda deve gerar muita volatilidade.

Nos EUA e no mundo, dois grandes assuntos: 1) a instabilidade gerada pela relação entre Rússia e Ucrânia; e 2) Corte de liquidez e provável aumento de juros em face ao aumento da inflação citado anteriormente.

Sobre o Ibovespa e o Brasil

Embora seja difícil prever o que vai acontecer no curto prazo com as eleições, minha impressão é de que o Real e a Bolsa brasileira ainda estão super-desvalorizados.

A ver…

A todos, um grande abraço!

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com