Inflação, um efeito global

Se a inflação americana fosse medida como o IPCA, a inflação por lá estaria bem próxima da do Brasil.
Novo Normal
À primeira vista, ao estimular o Work From Home, a crise do Covid serviu como uma espécie de promessa de que o Novo Normal seria cheio de flexibilidade e resolveria grande parte dos problemas de mão de obra no mundo.
Mas…
no curto prazo, o que houve foi o contrário. Empregos que se requer presença física como a indústria, sofrem com as restrições de circulação de pessoas. Com isso, muitos imigrantes em países desenvolvidos não preenchem vagas abertas e o custo da mão de obra dispara.
Parece mas não é
Aumento salarial parece boa notícia, mas num mundo globalizado onde a disputa pelos custos é acirrada, indústrias são estimuladas a se mudarem definitivamente para países com custos mais baixos.
Em outras palavras, se o indiano é incapaz de migrar para a Austrália para trabalhar numa fábrica, no final, é a fabrica que migra para a India.
Não acontece sempre, mas acontece muito. A Australia, do exemplo, está com 400k vagas abertas. A Europa e os EUA também sofrem com vagas abertas sem gente para preencher.
Acostumados a receber muitos imigrantes, a falta de mão de obra pode gerar um problema sério. Hoje, o fenômeno é visto como um empecilho de curto prazo.
E não é apenas isso,
A Alemanha anunciou este mês um plano para atrair 400 mil estrangeiros qualificados por ano. Além da falta de trabalhadores qualificados, o problema adicional por lá é que a população alemã é uma das mais velhas da Europa e com as baixas taxas de natalidade, o país deseja evitar a queda da população atraindo estrangeiros.
Se não – temem – uma grave crise econômica pode ser gerada com a falta de mão de obra e o déficit previdenciário (em breve, mais idosos recebendo pensão do que jovens contribuintes).
Inversão de tendência?
O S&P 500 nos EUA até o momento perdeu em torno de 8% no ano. O Ibovespa, por sua vez, parece ter encontrado os 8% perdidos pelo S&P 500 até aqui. É raro que um caia e outro suba na mesma proporção porque, em geral, os índices de ações são bem correlacionados.
No Brasil, a interpretação é de que Lula deve ganhar e uma versão do Lula-moderado assusta menos o mercado – mas a disputa política ainda deve gerar muita volatilidade.
Nos EUA e no mundo, dois grandes assuntos: 1) a instabilidade gerada pela relação entre Rússia e Ucrânia; e 2) Corte de liquidez e provável aumento de juros em face ao aumento da inflação citado anteriormente.
Sobre o Ibovespa e o Brasil
Embora seja difícil prever o que vai acontecer no curto prazo com as eleições, minha impressão é de que o Real e a Bolsa brasileira ainda estão super-desvalorizados.
A ver…
A todos, um grande abraço!
Riko Assumpção
_____
Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção




Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/
Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/
Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/
Henriquecer.com