Orçamento para o próximo ano
Hora de preparar o orçamento do novo ano, uma das etapas mais importantes do planejamento financeiro familiar (se não a mais).
Neste link, você pode baixar a Planilha de Planejamento Financeiro Doméstico para 2022 e os próximos anos a vir. Nela você poderá controlar suas receitas, seus gastos e economias mensais.
Mas atenção para não cair em alguns erros comuns. Aqui abaixo listei 5 erros frequentes no Planejamento Financeiro.
1 – Não fazer um Orçamento
Qualquer planilha deve ter uma coluna para o orçamento. Esse é o primeiro passo: definir sua estratégia e o rumo que deseja seguir. Um excel sem orçamento é como um barco que parte de um porto sem saber a qual o destino.
O Orçamento é o parâmetro que te dirá se está indo bem ou mal. Sem ele, não se deve chamar nem de Planejamento Financeiro porque orçar é justamente planejar. Caso contrário, vira apenas uma constatação financeira passiva.
2 – Anotar cada gasto
Apesar de poder até ser importante em casos específicos, anotar cada pequeno gasto como cafezinho e jornal, além de sacal, uma hora você acaba esquecendo, se desmotiva e desiste de atualizar sua planilha.
O recomendável é que no seu orçamento haja um espaço fixo para estas despesas do dia a dia. Chamo de “mesada”: trata-se de um valor fixo que saco toda semana que serve exatamente para eu gastar com “eu não sei o que”. Pode ser qualquer coisa. Sei quanto é o valor, mas não preciso anotar cada gasto, entra tudo na linha de “mesada”.
3 – Listar categoria “gastos variáveis”
Muitas planilhas dividem suas despesas em fixas e variáveis e alguns planejadores financeiros te indicam sempre cortar gastos variáveis. Um exagero.
O que se chama de gastos variáveis são despesas com cinema, teatro, restaurantes, viagens, etc. Acontece que enquanto seres humanos temos a tendência a repetir nossos costumes de forma que gastos variáveis se entranham no nosso dia e constituem o que chamamos de padrão de vida.
O segredo é tornar gastos variáveis em gastos fixos. Se sua “mesada” semanal (semanada) for de $100, vc tem $100 para gastar naquela semana com estas despesas variáveis. Se economizar numa semana, acumule para a outra. Assim, você transforma gastos variáveis em fixos trazendo maior controle e previsibilidade às suas finanças.
4 – Confundir gastos esporádicos com gastos correntes
Imagina que você tenha juntado dinheiro o ano inteiro para viajar nas férias. Ao checar sua planilha no mês de férias: um rombo!
O mesmo ao trocar de carro, fazer um curso, comprar roupas ou o seguro do carro. Esses são os que chamo de gastos esporádicos ou não recorrentes pois não acontecem todo mês.
Nem sempre a receita e os gastos caminham juntos em relação ao tempo.
É importante separar o joio do trigo. Gastos esporádicos devem ser tratados de forma diferente das despesas correntes do dia a dia.
Por isso, a planilha deve ter um espaço para as economias para despesas não recorrentes. Nada mais é que um espaço para indicar o quanto deve-se poupar por mês para cumprir cada objetivo não recorrente. Se planeja fazer uma viagem de $6 mil no ano, economize $500 por mês ao longo de 12 meses. Quando a viagem chegar, já terá todo o montante que precisa.
5 – Não separar investimentos por objetivos
A maioria dos brasileiros não poupa nada. E mesmo entre os que poupam, grande parte não sabe ao certo para que está poupando. Separa um dinheiro todo mês para o futuro, para alguns meses mais tarde, decidir por fazer uma viagem e acabar usando todo o dinheiro que estava sendo guardado para aposentadoria.
Os problemas deste tipo de comportamento são vários. O primeiro é que a pessoa tem a falsa impressão de que está fazendo a coisa certa pois poupa todo mês sem se tocar em o quão errada está já que de tempo em tempo acaba mexendo nos seus investimentos por diversas razões.
Em segundo lugar, produtos financeiros são bons ou ruins dependendo do que se pretende fazer com o dinheiro investido. Não existe “o melhor investimento”, tudo depende do motivo pelo qual se deseja investir.
É preciso ter clareza sobre os motivos pelo qual se deseja poupar e investir e, claro, respeitar o seu planejamento.
Espero que façam bom uso da Planilha!
Riko Assumpcao
-> Este artigo foi publicado na 4a Edição da Revista Brazil Away que conecta a comunidade brasileira no Exterior. Acesse o conteúdo completo em https://www.flipsnack.com/brazilaway/brazil-away-magazine-4a-edi-o/full-view.html
_____
Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção




Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/
Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/
Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/
Henriquecer.com