Existem três coisas de que você precisa em sua vida para realizar suas metas: tempo, dinheiro e energia.
Algumas pessoas dizem que o tempo é o bem mais valioso que você tem, porque é o mais escasso. Para muitas pessoas, sim, é claro, mas eu pessoalmente acho que todos os 3 são igualmente valiosos. Pelo menos potencialmente. O que dará a cada um deles um valor mais elevado é exatamente a sua escassez em sua vida.

Tempo, energia e dinheiro estão ligados ao nosso instinto mais primitivo que é o de sobrevivência.

Riqueza é criada através do que a gente em economia chama de produção. E todos nós precisamos de uma certa porção de produção constante para sobreviver. Sem produção não há consumo. Sem consumo, ao menos no nível mais básico, não há vida.

A produção é a priori tão importante quanto o tempo e a energia. A chave nesta equação é encontrar o equilíbrio perfeito entre eles. Quanto mais você tem de um, mais os outros terão valor.

Um desempregado tem todo o tempo livre do mundo e provavelmente tudo o que ele está procurando é uma ocupação que o capacite a atender pelo menos suas necessidades básicas.

Pessoas ocupadas farão o melhor para otimizar seu tempo.

Agora, você já parou para pensar quanto vale o seu tempo?

Todos nós desejamos que os dias fossem mais longos e a que a gente tivesse mais tempo livre. A gente sente que trabalha muito e não tem muito tempo pra gente.

Agora, pense nisso de outra maneira. Imagine que isso fosse uma hipótese real: se você tivesse a opção de trabalhar menos horas por dia e receber proporcionalmente menos por isso, você faria? 20% menos dias de trabalho num mês e 20% menos salário.

Recebendo 20% a menos do que você recebe hoje, você conseguiria manter sua vida financeira equilibrada e num padrão que te traria satisfação de verdade?

Muito dessa resposta está ligada a duas realidades distintas: se você é minimalista ou um investidor, você tem uma propensão maior a escolher o tempo. Se é consumista e/ou estiver endividado, você naturalmente não vai ter muita escolha ali.

Como é o nível de escassez que dá valor a qualquer tipo de ativo, as pessoas endividadas não podem dizer que estariam dispostas a comprar tempo livre porque o dinheiro é curto para elas.

Consumir excessivamente não significa “você não se preocupa muito com dinheiro”. Na verdade o que isso diz é: “você não se importa muito com seu tempo”.

E é por isso que no fundo quando a gente discute produtividade, naturalmente esses 3 elementos aparecem juntos. Por isso discutir finanças – ou a busca pela forma mais eficiente de usar a riqueza para gerar o maior nível de bem estar possivel – é discutir tbm produtividade, pq todos esses aspectos se misturam. Eles estão interligados de alguma maneira.

A diferença entre as pessoas de sucesso e as demais é que as primeiras estão sempre em busca de formas de aproveitar o tempo de forma mais eficaz, seja na vida profissional, seja no tempo que passa com a família e amigos. Qualquer que seja a sua medida de sucesso. E o valor do seu tempo é o valor que você dá a ele.

O MJ de Marco no livro “The Millionaire Fastlane” escreveu sobre o sobre o assunto usando o exemplo de uma longa fila que viu uma vez na frente de um KFC da vida que estava oferecendo um balde de frango grátis e eu acho que ilustra muito bem minha mensagem aqui.

“Por que a maioria das pessoas nunca ficará rica? Não procure mais do que um balde de frango de $ 6. Um grande restaurante de fast food ofereceu um balde de frango grátis para qualquer pessoa que tivesse um cupom de Internet. As pessoas se aglomeraram em restaurantes e esperaram por horas, tudo para ter grátis um balde de frango que vale $6.

Essas histórias são comuns, mas minha reação é a mesma: o que diabos há de errado com as pessoas? Vou lhe dizer o que há de errado com elas: essas pessoas valorizam seu tempo em zero. É grátis. Como o ar que que a gente respira, eles acreditam que seu tempo é abundante e infinito.

Eles vivem como se fossem imortais. Eles estão certos de que o tempo, o combustível de suas vidas, nunca se esgota.

Eu me pergunto se essas pessoas tivessem apenas mais três semanas de vida, estariam na fila desse balde de frango? E se eles tivessem três meses? Três anos? Em que limiar mortal a lógica e a razão fariam sentido para essas pessoas?

E afirmar que esperar três horas por um balde de frango grátis não é um tempo bem gasto? A verdade do frango gorduroso: valorize mal o seu tempo e você será pobre. Quando o tempo é perdido como uma escolha de estilo de vida, você ficará preso em lugares que não deseja.

Dê uma olhada em volta: como seus amigos, familiares e colegas valorizam seu tempo? Eles estão na fila para economizar seis dólares? Eles estão dirigindo 40 minutos para economizar 10 dólares? Eles estão deitados no sofá esperando ansiosamente para ver quem ganha o Dançando com as Estrelas?

O americano médio assiste a mais de 4 horas de TV por dia. Em uma vida de 65 anos, essa pessoa terá passado nove anos colada a TV. Nove anos!

Por quê?

Simples.

A vida é uma droga. A vida precisa de uma fuga. A vida não é boa. Sem planos, sem metas, sem prazos… Não há objetivos, não há vontade de viver, nada que os motive, que os faça ir além.

Mostre-me alguém que passa horas online jogando Clash of Clans ou Candy Crush e mostrarei alguém que provavelmente não tem muito sucesso.

Quando a vida é uma droga, buscam-se fugas. Quanto mais você escapar de sua própria vida, mais ela será uma merda. ”

Cuide bem do seu tempo: o que vocé faz é importante, mas o que você deixa de fazer é igualmente importante.

A todos um grande abraço,

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com