Economia é uma ciência essencialmente humana, mas o curioso é que essa não é a percepção da maior parte das pessoas que esperam de você sempre respostas objetivas e definitivas.

Então, o tipo mais frequente de pergunta que recebo é do tipo “Riko, em que eu deveria investir?”.

A resposta só pode ser “Depende o caminho que você desenhou para sua vida, dos seus objetivos, da imagem que lhe vem a cabeça quando fecha os olhos e imagina si mesmo daqui a 20 anos: qual será a medida de sucesso para você ? O seu planejamento será apenas uma ferramenta para chegar lá, mas antes você deve saber onde fica esse ‘lá'”

Bom, mas como eu sei que ninguém espera esse tipo de resposta, isso geralmente só passa na minha cabeça mesmo e normalmente eu respondo algo como “compra Tesouro IPCA! Mto bom!”

A gente gostaria que para tudo na vida houvesse uma resposta única, lógica e certa. E é mais ou menos nesse espírito que defende-se a teoria dos mercados eficientes. Segundo ela, o mercado precifica sempre qualquer ativo de forma eficaz de modo que não importa se você está comprando ações da Vale, Petrobras ou Magazine Luiza, elas sempre estarão cotadas aos seus valores justos. Nesse sentido, seria impossível fazer compras ruins no mercado financeiro.

Mas como se diz por aí, na prática a teoria é outra. A gente sabe das limitações do mercado e como uma entidade “mercado” em si não existe, é apenas a soma de um grupo composto por todos investidores, esses últimos são pessoas tão humanas como eu e você – e com dúvidas e conhecimentos tão limitados quanto nós. E erram, erram muito. Na maior parte do tempo, é muito difícil provar esse tipo de erro, mas um exemplo talvez ilustre de forma objetiva:

Em 1999, a empresa de tecnologia 3Com possuía como subsidiaria uma outra empresa de tecnologia chamada Palm – que tinha um futuro considerado promissor. Numa estratégia de tentar fazer o preço das suas ações subir, a 3Com decidiu abrir o capital da Palm vendendo num IPO 4% da Palm, mas ainda mantendo 95% das ações sob seu controle (o 1% restante sendo de um consórcio).

Em 2000, o IPO ocorreu e as ações da Palm chegaram logo depois a 95$ por ação. A parte bizarra acontece que os acionistas da 3Com ainda detiam 95% da Palm, o que se significa que cada ação da 3Com continha também 1.5 ações da Palm, além de todo os outros negócios da 3Com.

Ao fazer uma conta simples, 1 ação da 3Com não poderia valer menos que 1.5 ações da Palm, ou seja, 143$. Isso, no mínimo, e sem contar os diversos outros negócios lucrativos da 3Com. Por sinal, vale dizer para quem não é familiar com o mercado financeiro, nenhuma ação pode jamais ter o valor negativo, o mínimo é zero – porque os acionistas tem responsabilidade limitada, em outras palavras ninguém pode apreender seu carro por dívidas da empresa que você é acionista.

Mas ao invés de 143$, as ações da 3Com estavam contadas a 82$, ou seja, 61 dólares por ação abaixo do mínimo que deveria valer. Em outras palavras, é como se os investidores estivessem precificando que o restante dos negócios da 3Com valessem -23 bilhões de dolares! Como uma empresa com resp. limitada pode ter um valor negativo? Não pode, não no mundo lógico, é claro. Mas o mercado não é logico.

Então, acertar no mercado é muito menos sobre estar realmente certo e muito mais sobre antecipar o movimento dos restante dos investidores. E entre os 2, há uma diferença enorme porque o segundo caso quase sempre significa estar “errado” mas na mesma direção e se possível antes dos demais.

O caso atualmente das criptomoedas gera bastante debate com opiniões fervorosas sobre seu valor. É impossível neste momento provar seu valor, pois não há nada intrínseco aliado a elas, é o que tenta explicar filósofos do mercado – se é que podemos chamar assim caras como Nassim Taleb. Parece irracional atribuir qualquer valor às criptos que seja muito diferente do valor que possuem as moedas tradicionais, a não ser talvez por ajustes de inflação e emissão. Mas não é o que se vê – na realidade os preços da criptos apresentam uma volatilidade muito maior que demais ativos, com muito pouca nova informação no mercado.

Mas estar certo talvez nem seja o objetivo. Não somos os seres lógicos e racionais que a teoria de mercados eficientes prega. O maior valor intrínseco que as criptomoedas possuem é o de oferecer às pessoas a possibilidade de sonhar ficarem ricas rapidamente. É fácil se convencer de algo que você simplemente quer que seja verdade. E é claro que se todo mundo acreditar no mesmo sonho que eles, quem se importa se será verdade ou não? Ou quem poderá provar o contrário?

Dizem que em terra de cego que tem um olho é rei. Mas, na verdade, em terra de cego, não enxergar é considerado o único caminho considerado como certo.

A todos, um grande abraço

Riko Assumpção

____

Planejamento Financeiro com Riko Assumpcao no Youtube

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com