Vamos ser honestos, a caderneta de poupança nunca foi o que podemos classificar como um investimento ideal. 

As desvantagens da poupança são principalmente o baixo juros e o fato de que os juros só são contabilizados no que se chama “data aniversário” da aplicação. Para quem não sabe, na poupança, se você aplicou um montante no dia 3 de um mês qualquer, seu rendimento será contabilizado nos dias 3 de cada mês. Se o montante for retirado no dia 2, por exemplo, nenhum rendimento será contabilizado para aquele mês.

O efeito dos juros baixos – muitas vezes abaixo da inflação – é mortal no longo prazo onde a mágica dos juros compostos rendem seus melhores resultados.

No entanto, o que pouco se fala é sobre as vantagens da poupança. No curto prazo a poupança pode não ser tão ruim quanto parece. Entre as principais vantagens estão:

1) Simplicidade

Diferente da maior parte dos produtos financeiros, a poupança é um produto padronizado. Ou seja, em qualquer banco e instituição financeira, as regras e os rendimentos serão sempre os mesmos. Para quem não tem tempo disponível para comparar taxas, isso é uma grande vantagem.

2) Livre de impostos

Zero imposto e 100% isenta independente do prazo.

3) Liquidez imediata

O resgate do dinheiro na poupança é imediato, você sempre tem acesso a ele a qualquer momento. Quase uma conta corrente!

Ou seja, para investimentos de curto prazo e com montantes não tão altos, a poupança pode ser uma solução rápida, prática e útil.

E se o montante e prazos forem maiores, existem investimentos com vantagens parecidas às da poupança, mas com rendimentos maiores ?

A resposta é sim. No Brasil, existem o Tesouro Selic, Fundos DI e o CDB de liquidez diária, mas esse é um assunto para um próximo artigo.

A todos, um grande abraço e até a próxima!

Riko Assumpcao

_____

Planejamento Financeiro com Riko Assumpcao no Youtube

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com