Sem mistério, se eu pudesse comprar apenas um ativo da bolsa brasileira, este seria o ETF WRLD11.

Ele é novo, foi lançado apenas em Outubro de 2021. Facilmente agora, os brasileiros podem ter em suas carteiras participação em mais de 9 mil empresas do mundo todo. São empresas como Apple, Facebook, Google, Netflix, Pfizer, Bank of America, Microsoft, Tesla, Johnson & Johnson e por aí vai. Todas as maiores empresas do mundo!

Com esse EFT, mais de 80% serão alocados entre as bolsas dos EUA, Europa e Japão – ou seja, você não apenas investe nas empresas, mas também em dólares, euros, ienes, libras, etc…

A taxa de administração é inferior a 0.4% ao ano e o IR é de 15% sobre ganhos de capital (diferença positiva entre o valor de venda e o valor de compra).

Para quem não conhece, ETF são fundos negociados em bolsas de valores (Exchange Traded Funds). Em geral, tem gestão passiva, ou seja, eles replicam índices de ações já existentes. E com esta gestão simplificada, eles não precisam de uma equipe enorme, o que reduz os custos do fundo. Por isso a taxa de administração de 0.4% a.a. é tão mais baixa que os 2% ou 3% que muitas vezes são cobrados de fundos ativos (sem contar com as taxas de performance).

Simples, diversificado e barato. É por isso que se eu só pudesse ter um ativo na bolsa brasileira, eu teria esse (e com esse, eu acabaria por ter indiretamente 9 mil outros!)

A todos, um grande abraço!

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com