Henriquecer93

“Fui comprar um imóvel, o cara disse que a taxa de juros era de 12% ao ano, mas num era nada… quando eu somei todas as parcelas, vi que, no final, eu ia pagar quase o dobro do preço do imóvel… cara safado!”

Ouvi isso há alguns anos atrás… eu não disse nada na hora, claro. Mas nunca esqueci. Acho que este tipo de explicação deveria ter vindo da escola e não de mim naquele momento.

Bom, muitos anos depois e aqui estou eu, com um blog para falar sobre educação financeira. Não me preparei para dar aula e sei que as vezes posso até vir a dar algumas pisadas de bola por aqui… mas estou me esforçando, assim como muitos outros blogueiros de finanças, para ocupar um espaço vazio no Brasil.

Infelizmente, mesmo a matemática financeira básica no Brasil se restringe a administradores, financistas, economistas e contadores… como se apenas eles fossem mexer com dinheiro na vida. Mas isso não é verdade, um médico também tem conta em banco, um advogado recebe um salário e assim por diante. Todos temos, ou um dia teremos, uma vida financeira.

Não falo de matemática financeira avançada, calcular integral de juros contínuos ou qualquer coisa mais complexa. Falo de coisas simples que estão presentes no nosso dia a dia: calcular juros simples, juros compostos, valor futuro, valor presente, juros reais… entender o que é o mercado de ações e como funciona. O que você deve fazer com o seu dinheiro para ter o controle sobre sua vida financeira. Como fazer um planejamento financeiro equilibrado. Poder calcular sua própria prestação de seu financiamento imobiliário.

Tem problemas com matemática? Não é problema porque é muito simples! Ainda mais hoje em dia com Excel… não é difícil, sério. E é muito mais útil que cateto oposto, hipotenusa, logaritmos entre outros.

Lamento que as escolas percam tanto tempo preocupadas em formar máquinas de decorebas preparadas para um vestibular antiquado…. Seria melhor se procurassem formar cidadãos, e prepará-los para a vida.

No mais, espero que de alguma forma que eu conseguir contribuir para a mudança dessa realidade…

A todos, um grande abraço!!

Anúncios