HC8

Sustentabilidade nas finanças pessoais é manter uma qualidade de vida boa no presente sem que isso prejudique a qualidade de vida futura. Como “boa” é bem subjetivo, é melhor compreendida como “adequada”.

É preciso equilibrar seu orçamento entre o curto, o médio e o longo prazos. Se adapte à sua renda disponível, considerando, além das contas mensais, a necessidade de guardar uma graninha para eventos não recorrentes como uma viagem ou a troca de um carro, por exemplo. Para o longo prazo, é necessário investir na sua aposentadoria mesmo que esteja ainda distante. O ponto de equilíbrio final é manter uma reserva de segurança para emergências.

Crie regras que lhe ajudem a alcançar este equilíbrio. Algo como poupar todo mês, X reais para a manutenção do carro ou da casa, Y% da receita para investimentos voltados para a aposentadoria e Z% para a reserva de segurança – até que se alcance a cobertura desejada que pode ser de 3 a 12 meses de gastos médios mensais dependendo do risco da sua renda. Funcionários públicos tem menos chances de perderem empregos enquanto empresários e autônomos geralmente precisam de uma reserva maior dado o risco de receita.

Ajuste seu padrão de vida ao que você ganha de fato, não ao que você acha que deveria ganhar. Ponha na sua cabeça, se você gasta mais do que ganha, não é porque você está ganhando menos do que deveria, mas porque você está gastando mais do que poderia.

O salário não se adapta ao seu padrão de vida. O padrão de vida é que deve se adequar ao seu salário.

O salário reflete a sua produtividade no trabalho e não o padrão de vida que você acha que tem que ter. Se acha que ganha pouco, gaste pouco. É isso. Em paralelo, procure se aprimorar como profissional, produzir mais. Diplomas ajudam mas não é necessariamente isto. É a aplicação do conhecimento. Produzir, criar. Invista no seu trabalho para aumentar a receita e então conquistar o padrão de vida que você procura. Não o caminho inverso. Não exija da vida tudo o que você quer. Exija de você mesmo. E construa. Mãos à massa.

HC7
‘Muitos querem aquilo que você tem, mas vão desistir quando souberem o preço que você teve que pagar’

Conquiste seu espaço e se dê de presente os prêmios por estas conquistas. Mas lembre-se que os prêmios vem depois das conquistas e não o contrário.

Um dia li em algum lugar “viva todos os dias como se fossem o último e um dia você estará certo”. Pensei “tem razão, mas todos os outros dias da minha vida eu estarei errado”. É preciso plantar para colher… e é exatamente o que se planta que se colhe.

Viva intensamente seus dias, work hard, play hard. E mais, rest hard também. Foco é fundamental. Pode parecer que não, mas construir um planejamento financeiro equilibrado e sustentável irá te ajudar a organizar suas ideias e seus planos para o futuro, detalhar o que você quer. Isto muda tudo. Como costumo dizer “ao barco que não sabe a que porto se dirige, nenhum vento jamais lhe será favorável”.

As empresas, os chefes, os investidores, os parceiros… todos valorizam quem sabe o que quer.

A todos um grande abraço!

Mail Box 3

Anúncios