0000000

Abre aspas

Na greve da PM no Espírito Santo, cidadãos comuns foram vistos realizando saques em lojas e supermercados. A ausência da polícia revela uma realidade assustadora: o caos ético e moral que se encontra o nosso país.

Quando a polícia se torna a regra de conduta das pessoas e o instrumento de controle que as impede de cometer crimes, percebe-se a falta de consciência ética e moral. Retirada a polícia, vem a tona o desejo latente de um povo corrupto. Idiotice pensar que só políticos são desonestos. Tendo oportunidade, muitos se tornam criminosos.

A conclusão é que se precisamos de polícia para sermos honestos, somos uma sociedade de bandidos soltos!

Pesadelo neoliberal

Segundo relatório do Deutsche Bank este mês, é provável que em breve a administração Trump decrete oficialmente que a China desvaloriza sua moeda para ganhar vantagem competitiva. A mesma acusação foi feita ao Japão e algo similar sobre a Alemanha. 

As restrições ao comércio colocam riscos aos lucros corporativos e eventualmente ao crescimento se os parceiros comerciais retaliarem. Um passo atrás para o livre comércio mundial.

Muito mais que um muro

As restrições à imigração podem levar a um mercado de trabalho mais apertado, aumentando custos de produção e desacelerando a demanda final nos EUA.

Isso sim

Os EUA, há tempos, já não são mais este paraíso capitalista que pode-se imaginar. O país vem caindo de forma consistente em vários itens do ranking de facilidade de fazer negócios do Banco Mundial. Hoje, é mais fácil abrir uma empresa na França que nos EUA. Isto é algo que Trump está a fim de melhorar! E deve.

Dólar em queda

A queda do dólar em relação ao real está mais ligada aos esforços de Trump de estimular a economia dos EUA. Com o dólar mais baixo, as importações nos EUA ficam mais caras e as exportações mais baratas, estimulando a produção interna norte americana.

Guerra cambial

Ainda que Trump trabalhe para desvalorizar o dólar, segundo o banco JP Morgan, se Marine Le Pen vencer as eleições na França este ano, o Euro pode passar a valer ainda menos do que o dólar – algo que jamais aconteceu.

Nunca antes na história deste país (Brasil)

O IPCA de janeiro foi de 0,38%, o menor resultado para o mês na história! Logo a inflação que foi uma das maiores vilãs econômicas no Brasil recentemente. Nos últimos 12 meses, o IPCA está em 5,35%, dentro da meta e abaixo das estimativas do mercado.

O fim da Era “vamos deixar a meta aberta”

Goldfajn, presidente do BC, disse no fim de janeiro que o país deverá caminhar para metas mais baixas e mais próximas de outros países emergentes, “perto de 3%” no longo prazo (hoje está em 4,5%). Traz otimismo, especialmente para quem viveu anos de Tombini em que o centro da meta era o topo da meta.

The night is darkest just before the dawn

A queda da inflação é consequência direta do aumento do desemprego e da recessão econômica no país. O ideal mesmo é desemprego e inflação em baixa e PIB em alta. Mas para chegar a este nível não tem mágica, é preciso esforço consistente e compromisso de longo prazo. Funciona! Como diria Harvey Dent, a noite é mais escura logo antes do amanhecer.

Deus ajuda a quem faz ajuste fiscal

O preço do minério continua subindo. Bom para o Brasil! O preço da tonelada no mercado futuro recuperou os níveis de 2013, salto que ultrapassa 165% no ano!!  

Isso tem efeito positivo em dobro: 1) no ajuste fiscal já que ajuda à arrecadação do governo; e 2) ao aumentar as exportações brasileiras, mais dólares entram no país. O real, assim, se valoriza (como tem acontecido) ajudando no combate à inflação (com preço de importados mais baixo). 

Mesmo com os preço em baixa em 2016, o minério foi o segundo maior produto de exportação do país no ano passado, atrás apenas da soja. Nesse começo de ano, a participação nos embarques já está em 11% do total exportado.   

A Nova Onda do Investidor

A notícia da inflação é ótima para o Brasil, para a economia e, consequentemente, para todos nós. Além disso, começa a mudar o rumo dos investimentos. Depois de mais de 2 anos com os investimentos em piloto automático focado em Renda Fixa devido aos altos juros, a partir de agora os investimentos em imóveis e ações passam a ser muito mais atrativos. Let the game begin!

Mudanças no Tesouro Direto

Deixaram de ser vendidos os títulos Tesouro Prefixado 2019, Tesouro Selic 2021 e Tesouro IPCA+ 2019 e passam a ser vendidos Tesouro Prefixado 2020, Tesouro Selic 2023 e Tesouro IPCA+ 2045. Se você possui um dos títulos que deixaram de ser vendidos, receberá normalmente seu rendimento e ainda poderá vendê-lo antes do vencimento. Nada muda. Só comprar os antigos é que não dá mais.

Chegou a hora!

Tudo o que você precisa saber sobre o saque das contas inativas do FGTS, você encontra no site da Caixa neste link: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx 

É proibido perder esta oportunidade. Mas lembre-se: gaste pouco, guarde muito e invista bem!

A morte de Marisa 

O falecimento da ex-primeira dama do Brasil causou um fenômeno esquisito no Facebook, nas palavras de Cora.

Pessoas se queixando de que haveria gente comemorando a morte de d. Marisa nas suas timelines, mas, curiosa (e felizmente!), não vi essas manifestações.

Por outro lado, vi diversos amigos e pessoas que sigo observando a mesma coisa: queixas que não correspondem à realidade, de pessoas reclamando de pessoas (inexistentes ou insuficientes talvez) que estariam comemorando a morte.

Ou temos timelines muito bem frequentadas, o que é sempre uma possibilidade, ou há um surto de fanfics por aqui.

Como se, na falta de canalhas reais em quem descontar a sua superioridade, as pessoas precisassem inventar canalhas fictícios para se mostrar evoluídas.

Que animal complicado, o ser humano.

Me lembra a história doida da saia curta e do estupro

Uma coisa é dizer ao seu amigo para não levar um Rolex a um Fla x Vasco. Não significa de maneira alguma que se ele for roubado, o ladrão estava em seu direito. Mas, nada impede de dizer ao amigo, caso o roubo aconteça: “Também, pediu né!”.

A culpa é da vítima?

Não pela essência, afinal ninguém merece ser roubado e muito menos estuprado. Mas ao saber que há outros no mundo cuja essência é a pior possível, cabe a gente tomar as medidas para se proteger.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra… Eu, em toda a minha vida, não vi ninguém sério dizer que estuprador está certo… ou vivo numa bolha ou tem muita gente aí lutando uma luta inexistente ou irrelevante (porque mesmo que haja alguns, vale a pena discutir com maluco?).  

Canalhas sempre há, basta procurar

É claro que existem idiotas sem critério que estão sempre escrevendo as piores barbaridades nos portais de notícias, em grupos fechados ou até mesmo páginas públicas. Isso sempre há, e a despeito de tudo: haters gonna hate. Querendo encontrar, a gente encontra qualquer coisa. Mas atenção ao que se busca, e ao peso desproporcional ao pequeno e até ao inexistente. É bom não confundir exceção com regra apenas para justificar a sua luta.

Voltando à d. Marisa…

… a quem nunca conheci de fato, provavelmente não era nenhuma santa mesmo. Mas ninguém precisa ser  santo para que sua morte seja lamentada. Inclusive, santos são poucos, né?

Apesar da vida de d. Marisa não valer (não valer mesmo!) mais do que a da d. Conceição que morreu na fila do SUS, a diferença é que uma era uma figura pública e a outra não. Nada além disso! O resto é xilique.   

 

E é por estas que a esquerda está perdendo…

nos EUA… ou, melhor, no mundo.

A todos, um grande abraço!!

 mail-box-3

Anúncios